Canoa "Alma do Tejo"

ANCORAS – Associação Náutica Clássicos de Oeiras é uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao estudo, divulgação e defesa do rico património flúvio-marítimo do Rio Tejo, e em particular das suas embarcações tradicionais de madeira.
Tem uma componente da sua actividade orientada para os associados, outra para fins sociais e culturais e outra ainda no âmbito turístico.
A ANCORAS propõe-se recuperar o imaginário da beleza de um veleiro tradicional a navegar no Tejo, com particular enfase para a costa de Oeiras, onde essa realidade há muito se foi.
Veja o mundo através dos olhos do tempo. Imagine os veleiros de outrora que cruzavam o Tejo, com as suas velas enfunadas ao vento, na azáfama diária de transportar tudo o que fazia a região pulsar de vida, num tempo em que não existiam pontes na foz do Tejo.
Com uma tripulação com a experiência e qualificações necessárias, pretendemos proporcionar-lhe experiências de navegação e momentos inesquecíveis.
ANCORAS. Valorizar a tradição.

“Alma do Tejo” é uma canoa da picada, típica de Oeiras / Paço de Arcos, sendo usada nos finais do sec. XIX e princípios do sec. XX, para ir buscar o pescado aos grandes navios, que se encontravam ao largo, e trazê-lo para a lota o mais rápidamente possível, sendo por esta razão barcos velozes com peso total relativamente baixo. Muitos desses veleiros foram também aproveitados para lazer e usufruto das condições especiais de recreio da Costa do Estoril.
Esta canoa está certificada para efetuar passeios marítimo-turísticos na região de Lisboa / Oeiras / Cascais, para 8 passageiros e com duração de até
2 horas. Os passeios poderão ser em regime de aluguer (com tripulação), para eventos particulares, ou integrados em programas regulares.

Nome da Embarcação: Alma do Tejo

Tipo de tipo de Embarcação: Canoa

Ano de Construção: 2012

Proprietário: ANCORAS - Associação Náutica de Clássicos de Oeiras.

Alma do Tejo

Catraio - "Amélia VI"

Nome da Embarcação: Amélia VI

Tipo de tipo de Embarcação: Catraio

Ano de Construção: 1978

Proprietário: ANCORAS - Associação Náutica de Clássicos de Oeiras.

 

 

Amelia VI